sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Metacompetência

Competência é o mínimo que o mercado espera de qualquer profissional. Ser competente siginifica atender as expectativas da empresa e suas próprias expectativas.

Porém, somente a competência não é mais suficiente para que o profissional ganhe destaue no mercado atual. Hoje o espaço é dos profissionais meta-competentes, ou seja, aquelas que vão além das competências, das expectativas e dos resultados esperados. Ora, uma empresa, para ganhar destaque em sua área de atuação tem que ter diferenciais e ser referência de qualidade, e como as empresas são feitas de pssoas, só é possível para uma empresa estes diferenciais, se seus colaboradores também forem diferenciados.

A meta-competência é a característica que faz os profissionais tornarem-se essenciais em suas funções, e insuperáveis naquilo que fazem. A competência, muitas vezes não é suficiente para manter o profissional no mercado. Um exemplo claro disso é o esporte. O atleta para ganhar destaque precisa ser meta-competente. Todos os que disputam com ele são treinados, têm habilidade técnica, preparo físico, mas somente os meta-competentes conseguem um espaço diferenciado na mídia ou são escalados para uma seleção. E você? Tem sido meta-comepetente? As principais características que indicarão isso estãorelacionadas com o seu "saber" seu "poder" e seu "querer". Em resumo, sua competência está focada no seu conhecimento, em suas habilidades e suas atitudes.

O que se espera de competência em um mecânico de automóveis? Que ele saiba fazer um bom serviço, e atenda sua clientela. Porém a meta-competência do mecânico passa por:
- o que ele sabe fazer (qual seu conhecimento sobre a área)
- o que ele pode fazer (suas habilidades e experiências)
- o que ele quer fazer (suas atitudes com relação ao que sabe)

À medida em que o mecânico aprimora seu saber, suas habilidades e direciona suas atitudes, sua oficina mecânica também vai ganhando em competitividade frente aos seus concorrentes. A meta-competência cria profissionais diferenciados, e por consequencia produtos e serviços que posicionarão a empresa como meta-competitiva.

O profissional, seja ele de qual setor ou empresa, pode e deve aplicar isso em prol de seu crescimento profissional - sempre aliando a isso suas Qualidades e Valores Humanos - a ética, a responsabilidade, o respeito, a justiça, o respeito e todos os outros valores que criaram um deferencial humano.

Afinal, a meta-competência é isso - associar os conhecimentos técnicos de sua área, suas habilidades e atitudes às suas qualidades humanas, que fazem com que todos as outras características positivas se potencializem.

Autor: Mauricio Louzada - palestrante. www.mauriciolouzada.com.br

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